Saiba mais
VIEW ALL
BEV
HYBRID
Grecale
Ghibli
Levante
Quattroporte
GranTurismo
GranCabrio
MC20
MC20 Cielo
Folgore
Fuoriserie
Special Series
História
Stories of Audacity
Maserati Tridente
Fuoriserie
Corse
Legacy
Experiences
Store
Partners
Valores
Maserati Connect
Herança Maserati
Maserati Approved
Service and Assistance
Customization
Maserati Club
Race Beyond
Formula E
GT2
MCXtrema
Maserati Driving Experience
Factory Tour
Shell
Sonus faber
Manutenção
Video Health Check
Extensão de Garantia
Pacote de travões
Serviços de Levantamento & Entrega
Assistência Rodoviária
Contate-nos
Guias e Documentação
Acessórios Genuínos
Rodas Completas Maserati
Genuine Parts

Maserati Multi 70 e Giovanni Soldini iniciaram a RORC Caribbean 600

Maserati Multi 70 (1)
Read More

Giovanni Soldini e o Maserati Multi 70 largaram para a 11ª edição da RORC Caribbean 600, organizada pelo Royal Ocean Racing Club, hoje, às 14h00 locais (18h00 UTC e 19h00 de Itália). A competição trouxe mais de 700 velejadores de todo o mundo, a bordo de 78 barcos de mais de 20 países, para disputar uma regata de 600 milhas em redor de 11 ilhas nas Pequenas Antilhas, nas Caraíbas.

Sob um céu ensolarado, com 25 nós de vento de Sudeste e ondas entre 2 e 3 metros, o Maserati Multi 70 cruzou a linha de partida após o seu rival direto Argo, que tem Jason Carroll enquanto skipper, mas, passados poucos minutos, o trimarã italiano alcançou o Argo e ultrapassou-o.

Na presente edição da RORC Caribbean 600, o Maserati Multi 70, que está no modo de voo, competirá contra o MOD 70 americano Argo na nova classe Multi/MOD 70. O Royal Ocean Racing Club criou, excecionalmente, esta classe para os dois trimarãs, no seguimento da decisão da equipa italiana, de aceder ao pedido da sua congénere americana para adiar a largada por algumas horas, permitindo-lhes terminar os trabalhos de reparação após terem virado durante uma regata de treino na sexta-feira.

Poucos momentos antes de partir para o mar, o skipper Giovanni Soldini comentou: “As condições climatéricas são favoráveis, prevê-se um vento alísio forte e estável, que deverá permitir-nos bater o recorde. O atraso na partida não nos beneficia, mas o nosso principal objetivo é termos uma grande disputa com o Argo, e estamos contentes que tenham conseguido estar presentes na linha de largada. A bordo do Argo está uma equipa muito forte, com Brian Thompson, que traz consigo toda a sua experiência a bordo do Phaedo3, e François Gabart, um dos mais fortes velejadores do momento: estou certo de que será um grande desafio”.

O objetivo do Maserati Multi 70, para além de vencer o seu rival direto, é bater o recorde estabelecido pelo americano Phaedo3, em 2016: 1 dia, 7 horas, 59 minutos e 4 segundos.

O Maserati Multi 70 e os restantes veleiros que participam na regata estão a rumar a Norte. Passarão por Barbuda, Nevis, Saba e São Bartolomeu, antes de contornarem São Martinho e rumarem a sul, em direção a Guadalupe. Após contornar a ilha, a frota rumará de novo a Norte, tocando os limites de Barbuda antes de rumar de volta a Antígua e à linha de chegada. A prova apresenta uma enorme variedade de correntes e ventos, que fazem desta uma regata muito interessante e desafiante. Dos 75 barcos que largaram de Antígua, o Maxi 72 americano Bella Mente abandonou a prova e regressou ao porto.

As previsões meteorológicas indicam ventos alísios estáveis, entre 16 e 20 nós, durante todo o percurso da regata. Giovanni Soldini explica: “Um vento superior a 14 nós e ondas pequenas permitem-nos voar de forma estável, conferindo-nos uma vantagem bastante significativa. Encontraremos as condições mais críticas quando navegarmos a Sul de Guadalupe, onde o vento é mais fraco”.


A bordo do trimarã italiano, o skipper Giovanni Soldini terá a companhia de uma tripulação internacional:

  • Vittorio Bissaro (ITA), tático –participou nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 na classe Nacra 17. Já velejou a bordo do Maserati Multi 70 em diversas regatas, incluindo a edição de 2017 da RORC Caribbean 600 e a edição de 2018 da Rolex Middle Sea Race. Também trabalhou com a equipa do Maserati Multi 70 na otimização da dinâmica do trimarã e da análise de dados.

  • Guido Broggi (ITA), trimmer da vela grande – é o comandante do Maserati Multi 70 e conta com milhares de milhas de navegação oceânica no seu currículo. Tem trabalhado lado a lado com Giovanni Soldini há muitos anos, desde que foi o líder da equipa na construção e na preparação desportiva do 60’ Fila, em 1998. Participou na RORC Caribbean 600 a bordo do Maserati Multi 70 em 2017, e, em 2018, fez parte da tripulação para a conquista do recorde da Rota do Chá, de Hong Kong a Londres, da Rolex Middle Sea Race e da RORC Transatlantic Race.

  • Carlos Hernandez Robayna (ESP), trimmer – conta com muitos anos de experiência de vela e competiu em diversas classes. Velejou juntamente com Giovanni Soldini em muitas regatas e travessias oceânicas, entre as quais a Transpacific Yacht Race e a Rolex Sydney Hobart Yacht Race. A bordo do Maserati Multi 70, participou na edição de 2017 da RORC Caribbean 600 e, em 2018, na Rolex Middle Sea Race e na the RORC Transatlantic Race.

  • Oliver Herrera Perez (ESP), proa – na sua carreira, velejou a bordo de Ims 500, Swan 45 e RC44. Já parte da tripulação do anterior VOR 70 da Maserati, continua, agora, a competir enquanto proa a bordo do Maserati Multi 70. Em 2018, fez parte da tripulação de Giovanni Soldini durante o recorde da Rota do Chá, na Rolex Middle Sea Race e na RORC Transatlantic Race.

  • Nico Malingri (ITA), grinder e trimmer – começou a velejar com tenra idade e conquistou dois recordes de duplas com o seu pai, Vittorio Malingri, a bordo de um catamarã de 20 pés: na Marselha-Cartago, em 2016, e na Dakar-Guadalupe, em 2017. Em 2018, fez parte da tripulação do Maserati Multi 70 na Rolex Middle Sea Race e na RORC Transatlantic Race.

  • Matteo Soldini (ITA), grinder e trimmer – faz parte do projeto Maserati Multi 70 desde o seu início e participou em inúmeras provas offshore, incluindo uma edição da RORC Caribbean 600. Em 2018, fez parte da tripulação do trimarã na Rolex Middle Sea Race e na RORC Transatlantic Race.

  • Claude Thélier (FRA), trimmer – originário de Guadalupe, possui muito anos de experiência de vela em diferentes classes, entre as quais ORMA 60 e MOD 70. Em 2009, participou na primeira edição da RORC Caribbean 600 a bordo do Region Guadeloupe, o trimarã que deteve o recorde da prova até 2015.


Esta é a primeira regata da temporada desportiva de 2019 de Giovanni Soldini e do Maserati Multi 70: a equipa italiana participará, depois, na regata Newport-Cabo San Lucas (com início a 17 de março), na California Offshore Race Week (de 25 de maio a 1 de junho) e na Transpacific Yacht Race (com início a 10 de julkho). Seguidamente, o trimarã italiano navegará rumo à Ásia, para competir na regata Hong Kong-Vietname (com início a 16 de outubro).

Read More